All rights reserved!
SAIBA MAIS SOBRE MINHA VIDA

Atividade profissional

Como pude resolver problemas étnico-culturais desenvolvendo e implementando projetos que encontraram apoio a nível internacional.

Função pública e atividades internacionais

«Cumpra as suas promessas, mantenha a sua palavra ao povo»
Обросов Виктор Федорович
Obrosov Viktor Fedorovich
Pai
Fui convidado para o Departamento de Educação e Ciência do Khanty-Mansiysk Autonomous Okrug-Yugra para supervisionar escolas nacionais. No início dos anos 2000, havia 44 deles. Este foi o apogeu do sistema educacional dos pequenos povos indígenas do Norte.
Titarenko E., Director of the Sugutskaya SOSH of the Surgut district; Velichko N., methodologist of the Institute for the Development of Education; Na bok I., Rector of the Institute of the Peoples of the North of the Herzen State Pedagogical University; Savina N., Adviser to the First Deputy Governor of the Khanty-Mansiysk Autonomous Okrug-Yugra
Titarenko E., Diretor do Sugutskaya SOSH do distrito de Surgut; Velichko N., metodologista do Instituto para o Desenvolvimento da Educação; Na bok I., Reitor do Instituto dos Povos do Norte da Universidade Pedagógica Estadual de Herzen; Savina N., conselheira do primeiro vice-governador do Okrug-Yugra autônomo de Khanty-Mansiysk
Depois de uma viagem à Lapônia no Centro da região de Sami (Finlândia) em 2004, trouxe muitas ideias, inclusive a abertura de turmas em creches com imersão no ambiente linguístico, os chamados "ninhos de linguagem", autoria a autora do projeto é Annika Passanen. Então, abrimos vários grupos onde as crianças se comunicavam apenas em sua língua nativa. Espero que nossas organizações educacionais logo se acostumem com as refeições em estilo buffet para as crianças em idade escolar e a livre circulação na sala de aula para as crianças.
Forum at UNESCO headquarters. Delegation from Khanty-Mansiysk Autonomous Okrug–Yugra
Fórum na sede da UNESCO. Delegação de Khanty-Mansiysk Autonomous Okrug – Yugra
Desde 2016, trabalho como conselheiro do Primeiro Vice-Governador do Okrug-Yugra Autônomo de Khanty-Mansiysk. Não há um único canto da região autônoma onde meu pé não tenha posto os pés. Ao longo dos anos, visitei todos os equipamentos sociais dos territórios de residência tradicional e de atividade econômica tradicional dos pequenos povos indígenas do Norte. Construímos pontes, internatos e hospitais inacabados, conseguimos abastecimento de água quente em internatos, alteramos o material e a base técnica, fornecemos um marco regulatório da previdência social para as mães cujos filhos, devido ao afastamento dos acampamentos, não têm o oportunidade de frequentar jardins de infância, disponibilizamos uma ampliação da lista de medicamentos em internatos escolares, atingimos o fornecimento de cinco a seis refeições diárias para crianças em internatos escolares, conseguimos lançar um sistema de formação pré-escolar através do projeto "Yuriy Vella Camp School-Garden". Durante o período de pandemia, a partir de setembro de 2020, 4 jardins de infância de acampamento foram abertos em Ugra, 18 crianças receberão treinamento pré-escolar por meio do programa de e-educação móvel e serão capazes de se adaptar facilmente à escola. Planejamos abrir a fase inicial de educação geral no acampamento em 2021. Isso permitirá que as crianças dos campos passem mais tempo com seus pais, preservem sua língua nativa e adotem as tradições de seu povo.
«Tenho grandes esperanças para você. Deixe uma boa marca na terra. Uma pessoa pode fazer qualquer coisa, o principal é superar sua preguiça. Nunca seja preguiçoso, a vida é curta, você precisa de tempo para fazer tudo o que você planejou! »
Жан Малори Президент Государственной полярной Академии в Санкт-Петербурге.
Jean Malaurie
Presidente da Academia Polar Estadual de São Petersburgo.
No Khanty-Mansiysk Autonomous Okrug – Yugra, o projeto educacional "Yuriy Vella Camp School-Garden" (doravante também denominado o projeto) foi desenvolvido e implementado em setembro de 2020.
Дятлова Т., директор Института народов Севера Югорского Государственного Университета; Артеменко О., директор Научно-исследовательского Центра национальных проблем образования РАНХиГС; Савина Н., советник первого заместителя Губернатора ХМАО-Югры
Dyatlova T., Diretora do Instituto dos Povos do Norte da Universidade Estadual de Yugra; Artemenko O., Diretor do Centro de Pesquisa para Problemas Nacionais da Educação da RANEPA; Savina N., conselheira do primeiro vice-governador do Okrug-Yugra autônomo de Khanty-Mansiysk
O projeto é executado no âmbito do projeto nacional "Educação". Foi desenvolvido um quadro regulamentar e legal, foi estabelecido um grupo de trabalho e, de acordo com o plano aprovado, foram realizados trabalhos de campo com a participação de órgãos executivos do poder estadual, municípios do okrug autônomo, públicos, científicos e organizações educacionais.
Савина Н., советник первого заместителя Губернатора ХМАО-Югры​; Погодаев М., заместитель министра по развитию Арктики и делам народов Севера Республики Соха (Якутия), председатель Ассоциации "Оленеводы мира" (выпускники Полярной Академии)
Savina N., conselheira do primeiro vice-governador do Okrug-Yugra autônomo de Khanty-Mansiysk; Pogodaev M., Vice-Ministro para o Desenvolvimento do Ártico e os Assuntos dos Povos do Norte da República de Sokha (Yakutia), Presidente da Associação "Pastores de Renas do Mundo" (graduados da Academia Polar)
A experiência do Khanty-Mansiysk Autonomous Okrug-Yugra é apresentada no Seminário de Especialistas com Participação Internacional "Os Direitos das Crianças Indígenas: o Conselho Ártico" de 8 a 9 de outubro de 2020 em Petrozavodsk (República da Carélia).
«Gosto de gente honesta! Você vai ensinar! »
Евдокия Ивановна Ромбандеева
Evdokia Ivanovna Rombandeeva
Destacado cientista russo, Doutor em Filologia, autor de livros didáticos na língua Mansi
O evento foi realizado com o apoio da Fundação Beneficente de Apoio aos Povos Indígenas do Norte, Sibéria e Extremo Oriente com o objetivo de analisar a legislação e os mecanismos existentes para a implementação dos direitos e interesses legítimos das crianças indígenas, bem como desenvolver recomendações para mudanças futuras e usar exemplos de boas práticas das regiões árticas da Federação Russa para apresentação à ONU como uma contribuição conjunta dos povos indígenas e autoridades estaduais ao estudo sobre os direitos das crianças indígenas, que está sendo preparado por o Mecanismo de Especialistas da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
Савина Н., советник первого заместителя Губернатора ХМАО-Югры;​ Максимова Д., И.О. Исполнительного директора Северного Форума на семинаре в Республике Карелия
Savina N., conselheira do primeiro vice-governador do Okrug-Yugra autônomo de Khanty-Mansiysk; Maksimova D., Diretor Executivo Interino do Fórum do Norte em um seminário na República da Carélia
O evento contou com a presença de Alexey Vasilyevich Tsykarev, especialista independente do Fórum Permanente da ONU sobre Questões Indígenas, Rashid Aluash, Responsável pelo Programa Conjunto da Federação Russa e do Escritório da Alta Comissária da ONU para Direitos Humanos, Kristen Carpenter, membro do Mecanismo de Especialistas da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas, Professora da Universidade do Colorado, EUA, Nina Glebovna Veysalova, Primeira Vice-Presidente da Associação Russa de Povos Indígenas do Norte, Sibéria e Extremo Oriente, Daryana Dmitrievna Maksimova, Vice-Diretor do Northern Forum », Professor associado do Departamento de Estudos Internacionais do Instituto de Filologia Estrangeira e Estudos Regionais da Universidade Federal do Nordeste em homenagem a MK Ammosov, pesquisador sênior do Departamento do Canadá do Instituto dos EUA e Canadá da Academia Russa de Ciências, bem como a delegação da região do Ártico.
Савина Н., советник первого заместителя Губернатора ХМАО-Югры; Жилван Мюллер де Оливейро; профессор Федерального университета Санта Катарина (Бразилия)​, заведующий кафедрой ЮНЕСКО "Языковые технологии для сохранения и развития языкового разнообразия"
Savina N., conselheira do primeiro vice-governador do Okrug-Yugra autônomo de Khanty-Mansiysk; Gilvan Muller de Oliveira, Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), Chefe da Cátedra UNESCO "Tecnologias da Linguagem para a Preservação e Desenvolvimento da Diversidade Lingüística"
O projeto educacional "Yuriy Vella Camp School-Garden", apresentado no seminário pela delegação da Khanty-Mansiysk Autonomous Okrug – Yugra, que recebeu uma avaliação positiva de especialistas russos e internacionais sobre os direitos dos povos indígenas, foi apontado como o único projeto que oferece não só uma solução para os problemas de educação de crianças que vivem em locais de residência tradicional e atividades econômicas tradicionais de pequenos povos indígenas do Norte, mas também uma solução para os problemas de transferência de conhecimentos tradicionais sobre a gestão tradicional , o desaparecimento de línguas e culturas dos povos indígenas. A comunidade de especialistas, incluindo o Comitê para Assuntos Árticos do Governo de São Petersburgo, recomendou o projeto para colocação na plataforma eletrônica da Agência para Iniciativas Estratégicas como a melhor prática de projeto para apoiar os povos indígenas do Norte.
Além disso, a experiência do Khanty-Mansiysk Autonomous Okrug-Yugra foi apresentada no dia 21 de fevereiro de 2021, no Dia das Línguas Nativas dos Povos Indígenas, pelo Professor do Departamento da UNESCO Gilvan Muller de Oliveira na sede da UNESCO em Paris por um amplo foi discutido e aprovado pela comunidade de especialistas como o projeto mais aceitável na educação de crianças indígenas, especialmente durante a pandemia.
«Há muitos objectivos e muitas tarefas pela frente, e tudo o que depende de mim, faço com consciência e com muito amor pela causa a que me dedico - servir as pessoas ..»
Савина Надежда Викторовна
Savina Nadezhda Viktorovna
Autora
Contatos:
+7 (902) 814-30-23
savinanv70@mail.ru
Escritório do Governador do HMAO-Yugra,
Khanty-Mansiysk, Mira Street 5, escritório 535

Política de Privacidade
Made on
Tilda